quarta-feira, 21 de outubro de 2009

PLP´s

MMTU/SC - Promotoras Legais Populares em Florianópolis e Região

Há mais de dois anos o Movimento de Mulheres Trabalhadoras Urbanas de Santa Catarina (MMTU/SC) tem debatido e proposto a realização do Curso de Formação de Promotoras Legais Populares para Florianópolis e Região, em parceria com o Instituto Antígona a organização do curso é hoje uma realidade.

Queremos, através deste momento, organizar as mulheres para lutar por uma vida digna e justa que leve em conta o processo de libertação e valorização da mulher e da transformação social, objetivo principal que estimulou a organização e a construção do MMTU em Santa Catarina. Entendemos que este Curso possibilitará:

1. Promover ações para que as mulheres compreendam sua subordinação assim como as causas desta em níveis micro e macro da sociedade e que envolvam a compreensão de ser e a necessidade de fazer escolhas mesmo que possam ir de encontro às expectativas culturais e sociais, também incluindo um novo conhecimento sobre as relações e ideologias de gênero, sobre a sexualidade, os direitos legais, entre outros.
2. Desenvolver sentimentos que as mulheres podem pôr em prática em nível pessoal e social para melhorar sua condição, assim como a ênfase na crença de que podem ter êxito nos seus esforços por mudanças: autoconfiança e auto-estima.
3. Possibilitar momentos de reflexão para que as mulheres possam analisar o meio circundante em termos políticos e sociais, isto também significa a capacidade para organizar e promover mudanças sociais.
4. E, principalmente, pensar estratégias e ações para a independência econômica das mulheres.

O MMTU/SC acredita que estes são os componentes fundamentais para o empoderamento das mulheres e para o fim de toda e qualquer forma de violência contra as mulheres.

O Curso de Formação de Promotoras Legais Populares terá a duração de 220 horas aula, podendo ser ampliado caso as participantes entenderem sua necessidade. As aulas acontecerão todos os sábados no período matutino, com início em 24 de outubro de 2009 no auditório do Conselho Regional de Serviço Social (Rua dos Ilhéus, Edifício Aplub, 12 andar - Centro/Fpolis)

Para que este Projeto aconteça, contamos com o apoio de:

* CLADEM – Comitê Latino Americano e do Caribe para a Defesa dos Direitos da Mulher
* ASA – Ação Social Arquidiocesana
* CPT – Comissão Pastoral da Terra
* TVBV – TV Barriga Verde
* UNIFEM - Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher
* CRESS/SC - Conselho Regional de Serviço Social de SC
* Mandatos Populares, no legislativo municipal e estadual.

A aula inaugural acontecerá nesta sexta-feira, 23 de outubro de 2009, as 18h 30min, na sala das Comissões da Assembléia Legislativa de Santa Catarina, com a presença confirmada para a mesa de abertura de:

Dra Ana Lucia Hartmann - Procuradora da República
Dra. Ana Kramer - Juiza Federal
Dr. Eduardo Didonet Teixeira - Juiz Federal
Dr. Wilson Fontana - Juiz de Direito
Sra Ana Clara Stinghen - Apresentadora do Programa “Mulheres Maravilhosas”

Contatos:
Tânia Slongo: (48) 96377498
Schirlei Azevedo: (48) 96133964
Instituto Antígona: (48) 33692809 / 88171707

Contamos com sua presença neste importante momento de construção

Saudações Feministas,

Schirlei Azevedo Ribeiro

I Turma de PLPs formada pelo MMTU/SC